Dia das mães pelo mundo

Por todo o mundo é comemorado o Dia das Mães, para homenageá-las e acarinhar. As mães são símbolo de ternura, amor, carinho, amizade e proteção, e merecem sem dúvida a atenção dos seus filhos neste dia especial.

Cada país comemora de maneira e em datas diferentes. Através de presentes, palavras ou gestos, os filhos de todo o mundo comemoram cedo a sua tradição.

Vejamos agora alguns países e quando é realizado o Dia das Mães neste locais.

Brasil

mae-brasil

No Brasil celebra-se no 2º Domingo de Maio. Os presentes mais comuns são roupas, calçados e acessórios. A preocupação das mamães brasileiras com a sua beleza e aparência influência na decisão da escolha dos seus presentes. Cosméticos, cremes e perfumes são as segundas preferências.

Portugal

mae-portugal

Em Portugal o Dia da Mãe comemora-se no primeiro Domingo do mês de Maio. É comum oferecer-se flores, livros, postais, bijuteria, perfumes, malas entre outras coisas. Normalmente os miúdos que frequentam a catequese, organizam uma missa em honra das mães.

Estados Unidos

mae-estados-unidos

Na América tal como no Brasil comemora-se esta data no 2º Domingo de Maio. As crianças levam normalmente o café da manhã às mães ainda na cama, e como presentes costumam oferecer objetos eletrónicos como notebooks, Ipads, celulares e Ipods, acompanhados de cravos brancos, símbolo das mães desde a primeira comemoração deste dia.

Japão

mae-japao

No Japão também se oferecem cravos, mas ao contrário dos americanos, estes são vermelhos. Os presentes mais comuns são pratos próprios para o dia das Mães. Niki Jaga (omeleta), Gyu-Don (arroz com carne), Tamago-yaki (omelete enrolado) e Chawan Mushi (creme de ovos). Origamis também são normalmente oferecidos às mães pelos mais pequenos.

França

 

mae-franca

Na França esta data é celebrada pela oferta de um bolo acompanhado de um bouquet de flores. Alguns presenteiam ainda com champanhe ou vinho. As crianças costumam oferecer cartões com poemas. Mas a tradição mais requintada é a oferta de cestas com cosméticos e perfumes preferidos das mães. Os atuais cartões presente são a nova moda de oferta neste país, aonde as mães vão ao local e escolhem pessoalmente o seu presente. Alguns destes cartões têm direito a visitar um Spa.

Canadá

mae-canada

Faz parte da tradição os filhos levarem as mães a jantar fora para comemorar. As lojas ficam abertas e fazem promoções especiais para as mães. As avós são vistas como segundas mães, e por isso também costumam ser homenageadas com um telefonema ou uma visita.

México

mae-mexico

No México o mais comum é dar cartões e flores às mães. O mais interessante é o costume do filho mais novo preparar um presente artesanalmente, enquanto o mais velho compra-o numa loja. Nesse dia há normalmente uma orquestra que toca nas ruas músicas especiais para as mães. Quando estas passam, são distribuídos tamales e atole, uma tradicional refeição matutina oferecida a mães mexicanas.

Nova Zelândia

mae-nova-zelandia

Na Nova Zelândia, o dia das Mães é das maiores celebrações no país. Muitas famílias se reúnem em picnics e oferecem-se flores, cartões e jantares especialmente às mães. Os filhos costumam preparar um spa dentro da própria casa para que as suas mães tenham um autêntico dia de princesa.

Um pouco por todo mundo as mães têm um dia especialmente dedicado a elas. O que muda são as tradições e ofertas que os filhos costumam dar, mas o intuito é o mesmo: Homenagear todas as mães.

 

No Responses to “Dia das mães pelo mundo”
  1. Pingback: Como surgiu o dia das mães? A história contada 8 de fevereiro de 2016

Leave a Reply